Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de junho de 2010

02. Los Paraguayos (parte 2) - 1°. Adivinhe quem vem para jantar

2a Parte

(A casa esta a meia luz, as mesas postas, com velas acesas.No canto ao lado da cozinha, 3 músicos velhos e uma senhora. Sai da cozinha, com uma roupa de chefe de cozinha, Socorro toda anciosa)

Socorro - Ai, meu Jesus!! Esse jantar tem que dar certo! Se o Seu Jurema não gostar, dai sim estamos lascados. (Dirigindo-se à senhora) Obrigada Carmen por aceitar cantar essa noite nesse jantar para o Seu Jurema. Não sei como te agradecer.

Carmen - Sirva um jantar no capricho para nós, como prometes-te! (Fala também com seu forte sotaque Português)

Socorro - Claro, claro. Não se preocupe. (Nessa hora entra Pedro com roupa de garçon )

Pedro - Estou me sentindo um pinguin no deserto do Saara. Estou morrendo de calor aqui de baixo.

Socorro - Pelo amor de Deus, Pedro. Não comece a buscar pelos em ovos. Esse jantar é a nossa salvação!

Pedro - Obviamente ovos não teriam pelos, mas sim, penas. O que eu te garanto que também seria algo improvavel...

Socorro - Valei-me Deus!! Mas eu não quis dizer....

Pedro - Calma, criatura. Eu já entendi. Não vou ficar reclamando. Afinal, se esse jantar não der certo quem se lasca sou eu. Afinal você é minha esposa e eu teria que te sustentar, além de assinar a falência e ter que pagar o Seu Jurema. Não quero mais um problema para a minha cabecinha.

Socorro - Ah, que bom. Assim fico mais aliviada. (Entra Dona Brustia super chique)

Brustia - Estou bem? Ou pareço uma velha de 70 anos? (Diz, ironicamente)

Pedro - Estas estupenda.

Brustia - Obrigada. Mas saiba que só estou me sujeitando a esse papelão, porque adoro um autentico bacalhau.

Pedro - E não iras se arrender. Socorro consegue transformar sardinha em caviar, frango assado em peru, omelete em crepes.

Brustia - Espero que essa insinuação do frango, não tenha nada haver com o nosso Natal passado.

Pedro - Eu não teria tantas dúvidas. (Socorro interrompe)

Socorro - É claro que era peru. (E dá um cutucão em Pedro)

Brustia - Só espero que esse bacalhau não seja um atum safado!!

Socorro - Deixe de ser agourenta. Espere e verás, comerás o melhor bacalhau, que jamais comeste em sua vida!!!

Pedro - O bacalhau da Socorro é tão bom, mas tão bom, mas tããão bom, que cheira a Chanel n°5.

Brustia - Chanel n°5?? Espero que não se refira ao bacalhau que vamos comer essa noite. O bacalhau é a prova de que nem toda boa comida tem haver com o seu odor. Embora a comida da minha querida Italia seja sempre perfumadissima. Mas não tenho culpa que vocês são do quintal da Europa....

Socorro - Não te respondo a altura, porque estou muito ocupada. Mas essa não vai passar batida, sua bruxa!!

Brustia - Ha ha ha!!! (Socorro volta pra cozinha)

Pedro - Esse Pepino devia ser bom mesmo. Você não era tão mal amada naqueles tempos.

Brustia - Pois saiba que Pepino era um homem completo. Outro igual nunca mais existirá.

Pedro - Quanto tempo faz, que o Pepino faleceu, mesmo?

Brustia - Dois tristes anos. E o que mais me intristesse é saber que seu corpo nunca foi encontrado.

Pedro - Você fala que nós portugueses somos bigodudos. Mas vocês Italiano tem dois pés na Mafia. Isso foi coisa de Mafia que ele se metia!!!

Brustia - Deixe de dizer besteiras!! Pepino jamais se meteu com essas coisas. Pepino era um bom homem. Que teve um final trágico. (Nessa hora entra Jurema com Bia)

Jurema - Boa noite pra todos!! Bia, esse é o restaurante que eu te falei. O melhor bacalhau de Portugal, esta aqui.

Bia - Cherrie, isso aqui é maravilhoso. Me facina!!

Brustia - Me perdoe, mas de onde a senhora é?

Bia - Paris. Saudades da minha terra. Mas pessoas como Jurema é que me fazem amar esse pais e jamais querer voltar a minha patria querida!

Jurema - Pois é. Somos muito calientes. (Nessa hora Pedro puxa Jurema de lado e diz)

Pedro - Vinte e cinco anos??? Onde???

Jurema - Olha, eu não me meto na sua mulher. Não se meta nas minhas.

Pedro - E é o bom que nunca metas mesmo. E sou super fiel a minha Socorro!!

Jurema - Mas fale a verdade. Ela é realmente um pitéuzinho, né?

Pedro - Pensei que fosse Bia. (Ele se afasta de Jurema, em direção a Bia) Bem, Pitéuzinha, pode se sentar, fique a vontade. Já já serviremos a ceia.

Bia - O senhor é muito gentil. Obrigado pelo Pitéuzinho. De onde você é? Não me parece Brasileiro. Você fala diferente.

Pedro - Sou de Portugal, somos vizinhos.

Bia - Que maravilha. Muito obrigado pela sua hospitalidade. Tipica dos Europes. (Eles se sentam numa mesa. Brustia se levanta e vai até a mesa deles, onde se instala)

Brustia - Pois então, querida. O que esta fazendo aqui no Brasil?

Bia - Ah, vim atrás de aventuras. Conhecer um pouco da alegria que não existe na França. Brasil é um pais muito alegre!!

Jurema - E alegria é comigo mesmo!!!

Bia - Imagino, Jurema.

Brustia - Há quanto tempo você conhece o Jurema?

Bia - Ah, na verdade nos conhecemos hoje a tarde.

Brustia - Nossa, mas você realmente esta buscando aventuras.

Jurema - Aventura é meu sobrenome, sabia??

Bia - Mas gostei dele porque ele é muito gentil, me convidando pra jantar, sem essas de me levar pra motel. Não gosto dessas coisas, é muito importante nos conhecer primeiro.

Jurema - Como é? (Faz cara de decepcionada, mas logo dá um sorriso falso) Claro, claro. Não sou desses não. Sou super a moda antiga.

Bia - Moda antiga também, não, né? Isso deixo para a minha avó. Mas só acho que tudo tem seu tempo.

Jurema (com ar de bravo) - Tuuudo tem seu tempo.

Brustia (com tom ironico) - Tudo tem seu tempo!

Bia - Sim. Tudo tem seu tempo. Bem, mas falando em tempo. Já estamos em tempo de ver um menu, não?

Jurema - Menu? Cardápio? Bem, mas acho que seria bom, se você provasse o bacalhau da casa, não? (Pedro vai até a banda dos 3 senhores e a cantora, dá um toques a eles e eles começam um fado)

Bia - Mas, eu gostaria de conhecer o Menu da casa. Escolher um bom vinho. Gaçon!!! (Pedro se aproxima)

Pedro - Pois, não, minha senhora?

Bia - O senhor poderia me trazer um Menu?

Pedro - Menu? (pausa) Ah sim, a carta! Não senhora, não posso!

Bia - Como assim não pode??

Pedro - Bem, é que hoje... (Jurema interrompe)

Jurema - Hoje a noite é temática. Não tem cardápio hoje. O prato é Bacalhau com vinho do Porto.

Pedro - Vinho do porto? (Diz Pedro assustado)

Jurema - Claro, vinho do porto!!!

Pedro - Pois saibas que vais pagar pelo vinho.

Jurema - Claaro, claro!!! (Jurema se apressa em responder, com medo que Pedro dê uma gafe, nessa hora entra pela porta principal os quatro Paraguayos)

Julio - Buenas noches, perdonenos por el atraso! Es que no encontravamos ningum Taxi por las ruas. (Nessa hora entra Socorro, que dá um toque no Pedro para ir servir o vinho e corre até a família)

Socorro - Bem vindos, meus queridos. A mesa de vocês esta reservada. Querem guadar as malas, no guarda volume?

Julio - Mas que pasa aqui? Pensé que isso era un Hotel?

Socorro (Cochichando) - Por Deus, sentem e comam, depois eu explico.

Luppe - Mi amor, no tenemos plata para pagar esa cena.

Socorro (Querendo dar uma porrada na Paraguaya) - Come e não fala mais nada, é cortesia da casa!!! (diz irritada)

Julio - Eses Brasileños são mucho gentis. Muchas gracias!! (Os quatro meio assustados deixam as malas ao lado da porta e vão até uma mesa) Que vamos cenar?

Luna - Papá, creo que no poderé ficar hasta mucho tarde. Quiero salir y conhecer la ciudad.

Julio - Já vai empezar con eso? Mal chegamos al Brasil y ya quieres salir a joder? (Fala Julio gritando, e todos olham para ele. Ele fica mudo e dá um sorriso) Buenas noches, vecinos!

Bia (Para Brustia) - Mas o que é isso?

Brustia - São uns Paraguayos que chegaram hoje no Brasil. Melhor você não entender nada. Coma que a comida desse restaurante, é de primeira.

Jorge - Papá, estoy con mucha fome. Sera que van tardar en servir esa comida?

Julio - No se? (Ele começa a bater na mesa) Mozo, mozo!!! (Pedro corre até eles)

Luppe- Por Dios, mi amor. No de golpes tan fuertes en la mesa, asi me comeza a doer a cabeza!!

Pedro - Pois, não?

Julio - Tem algo para comer?

Pedro - Pois é evidente que sim. (Julio fica olhando pra cara do Pedro, que fica encarando ele por alguns segundos).

Julio - Y no vas a servir?

Pedro - Já queres comer?

Julio - Claroo!! (Com cara de quem não esta entendendo nada. Pedro se afasta e fala pra si mesmo)

Pedro - Mas será que ninguém sabe se comunicar nesse mundo? Ou eles são muito burros, ou são inteligentes demais!!! (Nessa mesma hora entra um senhor Italiano com óculos escuros, roupas pretas que bate a porta, se inclina, como se estivesse se escondendo de alguém. Fica um silêncio com todos olhando. Brustia se levanta, faz cara de espanto e grita:)

Brustia - Pepinooooo!!!!

Fim da 2a Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário