Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de junho de 2010

03. Los Paraguayos (parte 3) - 1°. Adivinhe quem vem para jantar

3a Parte

(Para refrecar a memória de vocês. Pedro é o português dono da pensão, marido de Socorro, também portuguesa, ambos estão na pindaiba por falta de hóspedes, lá só vivia eles e uma italianona chamada Brustia, viúva do Seu Pepino. Jurema é um típico Malandro Carioca, que também esta na pindaiba, mas dá um jeitinho para bancar o bonzão para as garotas, nesse caso Bia, uma francesa que ele conhecerá na rua. Combinou com Socorro e Pedro, que se eles fizessem um jantar para ele bancar o gostosão para a francesinha, ele esqueceria a dívida do casal, pelo aluguel da casa onde está instalada a Pensão. Tudo armado, mas eis que no meio do jantar chega uma família de paraguayos que tinham reservado dois quartos na pensão, o casal Julio e Luppe e seus filhos Luna e Jorge. Dai começa a confusão, afinal eles não sabiam do combinado entre Jurema e os portugueses. E pra completar a bagunça, ressurge das cinzas o velho Pepino).

Brustia - Pepino? O que é isso? Estou alucinando? Não é possivel. O que esta acontecendo? Alguém me belisque. (Jurema dá um besliscão na bunda dela que dá um grito, se vira e dá um tapa da cara dee que dá um grito de dor). Pepino, dá para falar algo? Me explicar que cazzo esta acontecendo?

Pepino - Mia amada! Eu voltei.

Brustia - Como quem volta fugido. (Pedro diz baixinho)

Pedro - Da Mafia.

Brustia - Cala a boca.

Julio - Mas que pasa en ese hotel??

Bia - Hotel??

Pepino - Mia amada. Eu não pude dizer nada, todo esse tempo. Estive em uma grande confusão. Nem sei como explicar.

Brustia - Pois é bom que explique.

Luppe - Mi cabeza va a explodir!!

Luna - Mama, deja de ser hipocondriaca.

Luppe - Mas respeto con su mama, Luna! (A Bia se levanta)

Bia - Alguém pode explicar o que esta acontecendo aqui? Afinal o que é isso? E vocês parem com essa música! (Diz Bia aos berros para os músicos)

Brustia - Antes eu é que quero uma explicação!!!

Bia - Nada disso. Eu cheguei aqui primeiro que todos vocês. Eu vou querer uma explicação, antes de todos.

Pedro - Bem, é que.... (Socorro entra)

Socorro - Mas, que cazzo esta acontecendo?

Jurema - Vôou merda no seu ventilador.

Socorro - Nãoo!!

Jurema - Simm

Socorro - Nãoo

Jurema - Simmm

Socorro - Nãoo

Pedro - Mas esse gajo já não disse que sim? Deixe de ser surda, angustia!!

Socorro - -Socorro!!! (Silêncio, um olha pra cara do outro por um tempo.) Como é possivel que em um minuto, tudo pode desabar assim? (Pepino vai se sentar na mesa de Brustia, todos se sentam) Posso servir o jantar? Depois a gente conversa?

Bia - Bem, acho que essa é a forma mais civilizada de resolvermos isso tudo.

Socorro - E cale a boca Pepino! (Ela toma um susto) Penino?? (Ela se dá conta que o negócio é sério) Acho que já estou vendo coisas. Vamos comer para a miragem sumir.

Jorge - Puedo propor que todo juntemos las mesas. Creo que sera mejor para nos conocer y compreender lo que esta pasando. (ninguem diz uma unica palavra, até que Pepino começa a ajudar a mudar a mesa de lugar e todos juntam as mesas, Socorro dá um sorriso e volta pra cozinha)

Bia - Por favor, voltem a tocar. (Diz à banda, mas eles se entre olham, vão até a outra mesa, e arrasta até junto as outras) Mas o que esta acontecendo nesse restaurante?? (Diz Bia aos berros)

Luna - Creo que todos vão cenar! (Fica um silêncio e todos começam a rir, Socorro entra com uma enorme panela onde esta o bacalhau)

Julio - Esta con um cheiro muy rico!!

Brustia - Sim, Socorro cozinha muito bem. (Olha pro Pepino) É uma pena que defuntos não comam.

Pepino - Poxa, Brunequinha! Não vai me deixar comer nem um pedacinho desse bacalhau? Se tinha uma coisa que eu sentia falta dessa pensão era desse bacalhau.

Bia - Pensão?

Brustia - Bacalhau? Cadaveres não comem!!!

Socorro - Deixe de ser ranheta, criatura. Hoje todos vão comer do bacalhau. E essa sera a nossa santa ceia. Pela paz, pelo amor de Deus. (Socorro coloca o bacalhau na mesa todos começam a se servir enquanto Socorro vai colocando vinho nos copos).

Pedro - Bem, eu gostaria de dizer que estou muito feliz de ver esse Hotel, digo, restaurante.... digo... ah, nem sei mais!

Bia - Hotel. Eu já entendi.

Brustia - Que francesinha gentil! Mas pode dizer, pensãozinha de.... (Todos olham pra ela) Hotel. Esta bem, hotel!

Pedro - Hotel. Fico feliz de ver nosso Hotel, cheio de gente.

Socorro (após servir o ultimo copo) - Dona Elizabeth, Senhor Oscar. Espero que vocês.... (Falando para Julio e Luppe)

Julio - Que? No estoy compreendendo... eses tipos ya no saliran de aca?

Pedro - Me desculpem, Socorro confunde os nomes de vez em quando. (Diz beliscando a Socorro).

Socorro - Espero que vocês sejam bem vindo ao nosso humilde hotel. Aqui pode não ser nenhum cinco estrelas. Mas sempre que houver uma ocasião especial, haverá um bacalhau de primeira.

Julio - Muchas gracias. Bueno. Gustaria de decir que no compreendi nada hasta agora. Pero, ya comezo a entender que houve un gran mal entendido por aqui. Agradesco a todos por la linda recepcion con esa cena divina.

Socorro - Bem, acho que começamos a lavar a roupa suja antes da hora. Talvez seja bom aproveitar que o papo ainda esta civilizado e esclarecer algumas coisas. Jurema, talvez seja bom você explicar pra Bia, o que aconteceu aqui.

Jurema (se levanta) - Bom, eu conheci a Bianca hoje a tarde na rua. Gostei muito dela. Então achei que seria legal convida-la para jantar em algum lugar, Como sei que a Socorro é uma grande cozinheira, pensei que talvez pudesse fazer duas coisas boas uma noite. Te encontrar, e com esse jantar, perdoar a dívida desse casal Portugues, admiravel. para que hoje, quem sabe, ser um grande começo para todos.

Julio - Lo bueno es que no necessitaras pagar un Motel para llevar la chica. (Luppe olha para Julio como quem quisesse matar-lo)

Luppe - Hombre de Dios, que estas hablando. Sos un grosero. Creo que eso es lo que me esta matando. Mi cabeeeza!!!

Julio - Es una broma nomas. Una broma. Estoy brincando.

Luppe - Que broma, mas infeliz. Aiii, mi cabeza. (poe a mão na cabeça.)

Socorro - Olhe, senhora, tenho aqui um bom remédio pra dor de cabeça, que sempre deixo no bolso.Pode toma-lo.

Luppe - Ai, que buenissimo (Olha pra Socorro com um brilho no olhar, pega o remedio e toma virando a taça de vinho) Ahora ponga mas vino, ese para el brinde. (Socorro serve ela com cara de brava)

Socorro - Vinho não sai da torneira, não... (Luppe olha ela, uma pausa) Esquece.

Bia - Bem, acho que devo agradecer a gentileza do Jurema, apesar da piadinha do Senhor.... (Ela olha pra Julio com cara de exclamação)

Julio - Julio Miguel

Bia - Julio Miguel. Sei que foi apenas para dar uma descontraida. Estou muito contente de estar aqui com vocês todos. Com a Brustia. Ela é uma pessoa muito bacana. Obrigado a todos.

Brustia - Bom, acho que agora é hora de comer, porque não quero acabar com esse clima de paz que esta aqui. Mas garanto que amanha eu vou cozinhar, um pepino fatiado e frito!!!

(Amanhã a penultima parte dessa história maluca).

Fim da 3a Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário